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MÍDIAS SOCIAIS – QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA SUA EMPRESA?

As mídias sociais são um ambiente bem adequado para vendas e negócios de pequenas e médias empresas. É raro um empreendedor ou um profissional liberal que não possua uma página nas redes sociais. Aqueles que inicialmente relutavam para montar um perfil profissional acabaram sendo obrigados a migrar para este ambiente com a crise sanitária. Mas qual a melhor estratégia para usar estes canais? Elaboramos este post para ajudá-lo a melhorar a performance do seu negócio e fechar muito mais vendas! Acompanhe nossas dicas de gestão empresarial!

Mídias Sociais
Mídias Sociais

MÍDIAS SOCIAIS – COMO REALIZAR UM BOM PLANEJAMENTO?

As mídias sociais acabaram abrindo novos caminhos para a interação da marca com o consumidor e venda de produtos ou serviços. Mas para que sua empresa tenha bons resultados é muito importante o uso estratégico das redes sociais! O que você pretende nas redes sociais? Muitos empreendedores focam em curtidas! Realmente as curtidas geram bom engajamento e tornam seu post relevante! Mas no final das contas muitos empreendedores percebem que seu negócio gera muito movimento e poucas vendas. Outros empreendedores que possuem poucas curtidas acabam tendo resultados melhores e fechando negócios rentáveis! Por que essa diferença? Porque o perfil que “curte” pode não ser o mesmo perfil que “compra”! Por esse motivo entender o seu cliente, compreender onde ele está e como as redes sociais podem fazer sentido para o seu negócio é essencial para o sucesso!

REDES SOCIAIS – QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA INTERAGIR COM O SEU CLIENTE?

O primeiro uso estratégico das redes sociais que você deve considerar para o seu negócio é usá-lo como uma vitrine da sua empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços. Neste caso, você poderá estabelecer a estratégia de divulgar sua empresa, bem como suas ofertas e promoções, engajando seus seguidores!

Há também quem prefira focar a consolidação e o reconhecimento da marca! Assim a empresa se torna mais conhecida com uma boa reputação, e as vendas ocorrem naturalmente em um ambiente externo, no site institucional, no ambiente de vendas ou na sede da empresa!

Outro uso estratégico das mídias sociais é usá-lo como um SAC Social. Neste caso sua empresa pode montar uma estratégia para atender nas redes sociais, respondendo dúvidas sobre seu produto ou serviço e interagindo com seus clientes de uma maneira mais rápida e efetiva. Assim você consegue aproximar seus clientes da marca, obter opiniões, testar novos produtos e fechar novos negócios.

Através das redes sociais você também consegue realizar campanhas de marketing com segmentação do seu público. Valendo-se de anúncios pagos é possível divulgar produtos ou serviços com baixo orçamento, definindo o perfil, a localização e os interesses do seu público-alvo com economia de custos. São campanhas mais específicas e efetivas!

Por fim, você poderá usar as mídias sociais simplesmente para saber mais sobre seus clientes. Nas redes sociais o consumidor acaba compartilhando suas opiniões, seus gostos e desejos. Por estar atento nestes canais ou usar postagens interativas para coletar dados você poderá ter insights valiosos para se conectar melhor com seu público e desenvolver novas ideias!

Mas o uso estratégico das redes sociais não se resume a estas ideias. Você poderá desenvolver a estratégia mais interessante para o seu negócio testando diversas situações! Usando métricas e insights você pode conseguir resultados eficazes, usando técnicas que outros empreendedores nunca imaginaram.

REDES SOCIAIS – QUAIS AS BOAS PRÁTICAS NO DIGITAL QUE REFLETEM NA REPUTAÇÃO DO SEU NEGÓCIO?

O ambiente online, cada vez mais presente na vida das pessoas, torna-se um excelente canal para a promoção de marcas e produtos. No entanto, é necessário uma série de boas práticas no digital, pensando em uma performance perene e com bons resultados.

Inicialmente tome muito cuidado com o Spam! Enviar conteúdos genéricos, em grande quantidade, sem autorização prévia, é quase sinônimo de não pensar no seu público. Quantidade não é qualidade, portanto evite essa prática para preservar a imagem e a reputação do seu negócio. Estude quais são as demandas dos seus possíveis clientes e crie conteúdos de qualidade!

Também é importante granjear a reputação de honestidade. Já comprou um produto esperando que ele realizasse determinadas funções e ao testar percebeu que não era bem aquilo que você estava pensando? Por isso, sempre seja honesto com seus clientes e não faça propaganda enganosa. Manter a sinceridade te dará mais chances de fidelização.

Por fim, respeite a vontade do cliente e seus horários! Receber mensagens de trabalho em momentos de lazer e descanso é um tanto quanto incômodo, por isso evite contatar o seu cliente fora do horário comercial. Isso pode passar uma sensação de inconveniência. Além disso, antes de realizar um contato consulte a disponibilidade e tenha a autorização da pessoa.