O que é a assistência material em viagens? A assistência material é o auxílio obrigatório que deve ser dado pela empresa ao consumidor em situações de atraso, cancelamento ou interrupção da viagem. É um dever da empresa que fornece o transporte e um direito do consumidor.
Atraso de Voo Atraso a partir de 1 hora O consumidor terá direito à comunicação gratuita (internet + telefonemas).
Atraso de Voo Atraso a partir de 2 horas O consumidor terá direito à alimentação gratuita (refeições, lanches e bebidas).
Atraso de Voo Atraso a partir de 4 horas O consumidor terá direito à hospedagem gratuita, o que inclui transporte gratuito (táxi outro meio de transporte) entre o aeroporto e a hospedagem.
Atraso de ônibus Atraso superior a 1 hora Direito de ser remanejado para outra companhia sem nenhum custo, ou o direito de desistir da viagem com o reembolso imediato do valor da passagem.
Atraso de ônibus Atraso superior a 3 horas Direito à alimentação gratuita. Quando não for possível seguir viagem no mesmo dia os passageiros também terão direito à hospedagem gratuita.