GESTÃO FINANCEIRA – COMO PROFISSIONALIZAR O SEU NEGÓCIO?

Realizar a gestão financeira corretamente é essencial para o sucesso do seu negócio! Sem relatórios detalhados da situação financeira da sua empresa é impossível entender as deficiências e tomar decisões estratégicas . Além disso, a gestão financeira impacta diretamente no planejamento do capital de giro e no tamanho da operação do seu negócio. Assim, sem um controle adequado das finanças sua empresa não sobrevive! Para ajudá-lo elaboramos este post: Como profissionalizar o seu negócio e aumentar o seu lucro? Acompanhe nossas dicas de gestão empresarial!

Gestão Financeira
Gestão Financeira

GESTÃO FINANCEIRA – POR QUE SE PREOCUPAR COM A SAÚDE FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO?

A gestão financeira é uma tarefa necessária para a saúde do seu negócio! Quais as preocupações essenciais de cada empreendedor? Gerenciar controle de estoque, contas vencidas, vendas, fluxo de caixa, emitir notas fiscais, gerenciar o relacionamento com colaboradores e fornecedores, além de tantas outras. Sem controle sobre estes dados do seu negócio é muito difícil ter lucro! Quais as contas a pagar e receber? Qual o faturamento do negócio? Qual a relação de receitas e despesas? Qual o saldo atual? Como está o estoque? Estas questões, além de outras, precisam estar atualizadas em tempo real para decisões estratégicas! Por esse motivo, se você quer que seu negócio dê certo é muito importante o investimento na gestão financeira mediante aprendizado e ferramentas de gerenciamento empresarial!

QUAIS OS CONTROLES FINANCEIROS ESSENCIAIS PARA O SEU NEGÓCIO?

Para as decisões empresariais os controles financeiros são muito úteis. Alistamos os controles financeiros básicos que todo o empreendedor deve ter para administrar seu negócio de maneira eficiente e resolver a maioria dos problemas de natureza financeira. Acompanhe nossas dicas e implemente uma gestão financeira descomplicada e fácil!

CONTROLE DO FLUXO DE CAIXA

Um controle do fluxo de caixa é essencial para apurar diariamente todos os valores recebidos e as contas pagas. Assim o empreendedor tem um controle diário do saldo da empresa e consegue auditar se houve algum erro de registro ou desvio de recurso. Recomenda-se que as auditorias sejam realizadas diariamente para corrigir erros ou mesmo tomar decisões drásticas como a demissão imediata dos responsáveis pelos desvios.

CONTROLE BANCÁRIO

O controle bancário é muito importante para acompanhar os depósitos e créditos na conta da empresa, além das contas pagas e valores debitados da conta corrente. O controle bancário é essencial para a conciliação bancária: o confronto entre os registros da empresa e os lançamentos na conta corrente da empresa. Assim é possível apurar diferenças nos registros da empresa, corrigir os erros e compreender se os saldos em conta são suficientes para o pagamento dos compromissos assumidos.

CONTROLE DAS VENDAS

Um controle preciso e diário das vendas é muito importante para o empresário tomar decisões estratégicas e bater as metas do mês. O controle torna possível acompanhar as vendas diárias e as vendas acumuladas no período, conciliando-as com os prazos de pagamento dos clientes. Conciliando o controle das vendas com os demais controles, como o do fluxo de caixa, o empreendedor tem uma noção se há erros no registro ou desvio de recursos. Também consegue controlar as contas a receber, tendo uma visão estratégica da saúde financeira do seu negócio!

CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER

O controle das contas a receber é essencial para o empreendedor ter informações sobre o total dos créditos que a empresa possui com seus clientes. Estimando os valores a receber por períodos de vencimento o empresário tem informações relevantes para elaborar o fluxo de caixa. Também consegue elaborar um perfil dos seus clientes classificando aqueles que pagam em dia e tomando providências para a cobrança de créditos em atraso.

CONTROLE DAS CONTAS A PAGAR

O controle das contas a pagar é indispensável para o empreendedor honrar os compromissos financeiros. Organizando as contas e mantendo-as em dia o empreendedor terá uma visão estratégica do fluxo de caixa, consegue estabelecer prioridades e tem uma noção de custos não estratégicos que poderão ser cortados, aumentando o lucro do negócio. Junto com o controle de contas a pagar é possível manter um controle mensal das despesas para acompanhar sua evolução, subsidiando o empresário no corte de custos.

CONTROLE DOS ESTOQUES

O controle dos estoques é muito importante para a saúde financeira da sua empresa. Ele torna possível que o empresário tenha uma visão estratégica da reposição dos produtos vendidos e quais produtos ficaram parados. Assim é possível tomar decisões sobre a necessidade de compras ou reposição dos estoques, ou mesmo liquidações para dar fôlego ao fluxo de caixa.

GESTÃO EMPRESARIAL – POR QUE SE PREOCUPAR COM AS INFORMAÇÕES DE SEUS CLIENTES, FORNECEDORES E COLABORADORES?

A gestão financeira engloba também o controle das informações estratégicas sobre clientes, fornecedores e colaboradores! Por esse motivo é muito importante ter um CRM à disposição, com cadastro de colaboradores, clientes e fornecedores, com informações organizadas, e a possibilidade de estreitar o relacionamento com seus parceiros. Com um bom gerenciamento empresarial as atividades do dia a dia ficarão muito mais fáceis, pois é possível gerar orçamentos de forma rápida e profissional, gerar notas fiscais de forma simples e prática, além de ter todas as transações na tela para conciliações bancárias e gerar relatórios de seus clientes, produtos e questões administrativas.

Além de tudo isso, é muito importante também acompanhar a performance de sua equipe de vendedores, podendo a partir desta visão, criar por exemplo campanhas de premiação, assim tendo uma equipe cada vez mais motivada e que traz ainda mais resultados. Não é demais destacar que com o tratamento de dados sua empresa precisará estar atenta à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelecendo uma política de Governança de Dados, para evitar problemas jurídicos e autuações administrativas!

COMO REALIZAR UM PLANO DE NEGÓCIOS E APERFEIÇOAR A GESTÃO FINANCEIRA DE SUA EMPRESA?

Em épocas de crise econômica e desemprego em alta, cresce o número de pessoas que resolvem abrir a própria empresa. Em geral, esses empreendedores concentram todos os esforços no desenvolvimento de produtos ou serviços, sem se preocupar muito com um plano de negócios ou a parte financeira.

Duas situações costumam acontecer: ou o empreendedor ainda não tem condições de contratar especialistas para cuidar dos números e tenta gerenciá-los com seus conhecimentos básicos, ou então delega a tarefa e não quer mais saber do assunto. Em ambos os casos, ele fica “no escuro”, pois abre mão de uma parte importante da gestão.

Se você pretende aperfeiçoar a gestão financeira de sua empresa recomendamos a leitura do livro Empreendedores inteligentes enriquecem mais“.  Neste livro você vai aprender como empreender como forma de investimento, como separar a pessoa física da jurídica mesmo quando as contas se misturam, como elaborar um plano financeiro de negócios, como aproveitar melhor o serviço de seu contador, o perigo de fazer empréstimos em vez de financiamentos, como interpretar a situação da empresa por meio dos números, quais os principais indicadores financeiros: rentabilidade, atividade, liquidez, e como quantificar o ponto de equilíbrio da empresa.

Outra sugestão é o livro Administração Financeira. Trata-se de um livro bem completo, didático, detalhado e de boa qualidade que abrange tudo o que você precisa saber para a boa Administração Financeira do seu negócio!