TURISMO DE AVENTURA – COMO TER EMOÇÃO E SEGURANÇA?

O turismo de aventura é uma boa opção para quem busca emoção, interação com a natureza e imersão nas comunidades locais. Mas são passeios em que não dá para ir sozinho, sendo essencial um guia especializado. O que você precisa saber para ter uma boa experiência e gerenciar bem os riscos? Para ajudá-lo elaboramos este post com as principais recomendações e dicas jurídicas! Acompanhe nossas dicas de direitos do turista!

Turismo de Aventura
Turismo de Aventura

TURISMO DE AVENTURA – COMO GERENCIAR RISCOS?

Atividades recreativas como arvorismo, boia cross, balonismo, bungee jump, mergulho, voo livre, além de outras, são muito arriscadas! Assim a escolha da agência de viagens e dos prestadores de serviços deve ser cuidadosa, para evitar problemas. Recomenda-se ao consumidor que procure empresas especializadas e capacitadas a gerenciar riscos, para uma boa experiência e garantia de uma diversão sem acidentes.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor o turista tem o direito de ser informado e esclarecido de todos os riscos envolvidos, sendo evidente que o turismo de aventura sempre representará uma experiência arriscada. Assim fique atento às seguintes recomendações antes de contratar os serviços:

1) Os riscos do turismo de aventura são gerenciados e minimizados pelo uso de equipamentos de segurança credenciados em órgãos internacionais e pela experiência e treinamento dos guias e monitores. Assim, informe-se sobre a reputação da agência e exija esclarecimentos sobre todas as regras de segurança e a integridade do equipamento!

2) É muito importante que você se informe e saiba com antecedência sobre todos os procedimentos de segurança das atividades programadas. Informe-se sobre o grau de dificuldade da atividade ou do roteiro e analise se suas condições físicas são compatíveis. Em alguns casos é recomendado e interessante que você consulte um médico e obtenha um laudo informando se você possui condições físicas de participar.

3) Informe-se sobre eventuais cursos preparatórios ou palestras explicativas sobre o roteiro, percurso e atividade escolhida. Procure saber sobre todos os detalhes, como roupas e alimentação apropriada para o roteiro.

INFORME-SE SOBRE O SEGURO-VIAGEM PARA ESPORTES E AVENTURA!

Mesmo tomando todos os cuidados com a contratação de uma agência especializada, o seguro-viagem acaba sendo muito importante para uma assistência adicional com eventuais imprevistos ou acidentes! Contratar uma cobertura exclusiva para esportes ou aventuras radicais é essencial porque o seguro-viagem, normalmente, exclui da cobertura as despesas médicas e hospitalares de incidentes com práticas esportivas. Assim, se você vai praticar algum esporte durante a sua viagem procure um plano que ofereça boas garantias para essa atividade! Além disso, preste atenção às cláusulas certificando-se que o esporte que você pretende praticar está realmente coberto!

Scroll to Top