PLANEJAMENTO DE VIAGEM – COMO COMBINAR DIVERSÃO E ECONOMIA?

Como realizar um bom planejamento de viagem combinando diversão e economia? Além do merecido descanso das férias, viajar acaba sendo o melhor investimento pelo prazer, a boa companhia e as experiências. Se você tem o sonho de uma viagem especial, como realizar sem prejudicar o seu orçamento? O que você precisa saber antes de contratar serviços para evitar problemas? Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Planejamento de Viagem
Planejamento de Viagem

POR QUE FAZER SEU PLANEJAMENTO DE VIAGEM EVITANDO A ALTA TEMPORADA?

Viajar na alta temporada é sinônimo de pagar caro e ser mal atendido. Por esse motivo, se você pretende o merecido descanso e uma boa experiência evite viajar na alta temporada se for possível e viável no seu caso! Esta é a nossa primeira dica para um bom planejamento de viagem. Lembre-se que a alta temporada não se refere apenas onde você mora, quando todos viajam, mas também a alta temporada no destino, quando os preços aumentam com degradação da qualidade do atendimento!

Hoje com a facilidade de comunicação, a internet e as mídias sociais é possível fazer uma boa pesquisa e em algumas situações até mesmo consultar moradores nativos no seu destino. Antes de viajar leve em conta fatores como clima, estações do ano, marés, fluxo de turistas, além de outros, que podem resultar na melhor experiência nos pontos turísticos! Conversando e pesquisando você terá uma ideia da melhor época para viajar com segurança, diversão e economia!

HOTÉIS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE RESERVAR A HOSPEDAGEM?

Para viagens nacionais é bom saber que o Ministério do Turismo possui um Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Neste sistema on-line o consumidor consegue consultar quais as empresas legalizadas e aptas para prestar serviços turísticos no Brasil. Esta é uma excelente dica se você está preocupado com um bom atendimento e gostaria de negociar com empresas que respeitam os direitos do consumidor!

Por esse motivo, antes de contratar qualquer fornecedor, tanto pessoas físicas como jurídicas, é muito importante fazer uma pesquisa neste site do Ministério do Turismo para verificar se a empresa é legalizada!

Outra dica é fazer reclamações de estabecimentos com atendimento, estrutura e qualidade insatisfatórios no site do Ministério do Turismo. Se você viajou e teve um problema grave com um prestador de serviços, com lesão aos direitos do consumidor, você poderá registrar sua reclamação perante um órgão de defesa do consumidor, como o Procon, e também perante o Ministério do Turismo.

A vantagem de reclamar também para o Ministério do Turismo é que aquela empresa terá sua classificação reavaliada, podendo até mesmo ser excluída do cadastro, aumentando as chances de resolver seu problema e prevenir outros consumidores. Fique atento aos seus direitos!

HOTÉIS – COMO ESCOLHER A MELHOR HOSPEDAGEM COM O MENOR CUSTO?

Para escolher a melhor hospedagem com o menor custo é muito importante que o turista compreenda bem o seu perfil, escolhendo o serviço mais adequado às suas necessidades.

Para facilitar a vida do turista o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Assim, o consumidor consegue ter uma boa ideia das acomodações disponíveis, fazendo sua pesquisa dentro do melhor padrão para os objetivos da sua viagem.

No Brasil, há sete meios de hospedagem, conforme as suas características: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart Hotel.

Cada tipo de hospedagem pode ser classificado em “estrelas”, numa escala de 1 a 5, de acordo com os serviços oferecidos aos clientes. Fique atento às principais características na hora de fazer a sua pesquisa!

  • Hotel – estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.
  • Resort – Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.
  • Hotel Fazenda – localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.
  • Cama & Café – hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.
  • Hotel Histórico – instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.
  • Pousada – empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.
  • Flat – Apart Hotel – constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Agora que você conhece as principais hospedagens e os serviços oferecidos utilize esta Ferramenta de Pesquisa de Hotéis e encontre a melhor hospedagem para o seu estilo de viajante!

ALUGUEL DE CARROS – COMO ECONOMIZAR?

Se você tem interesse em alugar um carro para sua viagem quais as principais dicas para economizar?

Sugerimos inicialmente que você conheça bem as suas necessidades. Assim você consegue economizar escolhendo o veículo mais adequado, mas sem esbanjar com acessórios desnecessários. Para a maioria das viagens um modelo compacto é suficiente, não é verdade? Daí a locação não pesará tanto no seu bolso!

Outra dica é usar uma ferramenta de comparação de preços em diversas locadoras! Como você já deve ter percebido as locadoras trabalham com muitas promoções devido à concorrência. Com uma pesquisa cuidadosa e detalhada você conseguirá encontrar preços melhores ou vantagens que farão toda a diferença na sua viagem!

Uma terceira dica é ficar atento com agências em aeroportos. Geralmente, alugar ou devolver o carro em aeroporto é mais caro! Mas não é uma regra! Você poderá encontrar boas promoções em agências em aeroportos.

De qualquer forma, não custa fazer uma comparação de preços. Mas para que o aluguel do veículo em uma agência distante realmente compense você precisará calcular também os custos de deslocamento para retirar o veículo. Fique atento!

De qualquer maneira, realize um bom planejamento e tente alugar seu veículo antes da viagem, principalmente em viagens internacionais. Assim, além de economizar, você evitará contratempos como o risco de não ter disponível o veículo adequado para você e sua família!

Por fim fique atento com o abastecimento do automóvel. As locadoras geralmente exigem que o veículo deverá ser entregue totalmente abastecido!

Reabastecer na locadora poderá custar mais caro por litro de combustível! Assim, fique atento com eventuais “pegadinhas” como contratar o tanque de combustível para não precisar devolver o veículo abastecido. Geralmente não compensa! Lembre-se que no exterior, em muitos países, o combustível tende a ser mais barato que no Brasil!

ALUGUEL DE CARROS – QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS?

É muito importante ler todo o contrato de locação com calma e atenção para que você entenda bem o que está contratando e não tenha surpresas! Uma dica é verificar se há cópia disponível em português. Na dúvida, se tiver dificuldade com o idioma local, peça ajuda para entender o que está assinando!

Preste atenção à descrição do veículo, seu estado de conservação, o preço, a quilometragem, o seguro, as regras a cumprir e as penalidades!

Tome muito cuidado com seus documentos pessoais, prestando atenção ao que será necessário para a conclusão da locação, principalmente em viagens internacionais. Geralmente, além das licenças para dirigir são também exigidos passaporte e cartão de crédito!

Fique atento com infrações de trânsito. Se você cometer algum deslize ou acidente com o veículo, você não somente será responsabilizado, mas terá que pagar multas à locadora.

Por esse motivo é muito importante contratar na locadora um seguro com cobertura total, incluindo terceiros! Assim, dirigindo com cautela e contratando o seguro, você fica mais protegido e evita uma grande dor de cabeça na sua viagem!

Agora que você conhece as principais dicas para economizar ao locar um veículo para sua viagem, utilize esta ferramenta de pesquisa online e compare os melhores preços em diferentes locadoras!

COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO DE VIAGEM COM PASSAGENS AÉREAS PROMOCIONAIS?

As passagens aéreas, assim como os hotéis, representam um custo significativo na viagem! Por esse motivo encontrar passagens aéreas baratas é uma boa dica para economizar e assim conseguir realizar a viagem dos sonhos!

Sobre este assunto temos um post específico que poderá ajudá-lo: “Passagens Aéreas Baratas – Onde Encontrar e Como Economizar?”. Neste post damos excelentes dicas para ajudar você a pesquisar e encontrar passagens aéreas promocionais!

Nele explicamos com quanta antecedência você deve comprar as passagens aéreas, como realizar a pesquisa de preços, em quais dias e horários você deve pesquisar e como criar alertas de preço! É um post interessante que recomendamos a leitura!


NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM PARA VIAJAR COM SEGURANÇA!

O seguro viagem é um item que acaba passando despercebido pelo turista no planejamento de viagem, principalmente nas viagens nacionais ou quando o seguro viagem não é exigido no país de destino pelas regras de imigração!

Contudo, a principal vantagem de adquirir um seguro viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso o turista precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com a assistência do seguro ele não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.

Junto à cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

Para ajudar no planejamento do seguro viagem temos um post: “Seguro Viagem Barato – Onde e Como Contratar?” Neste post apresentamos um passo a passo que o ajudará a encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil em valores promocionais!

Seguro Viagem: América do Norte
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 47/dia*

ALUGUEL DE MALAS PARA VIAGEM – COMO REALIZAR O PLANEJAMENTO DA SUA BAGAGEM COM CONSCIÊNCIA E ECONOMIA?

O aluguel de malas é um serviço interessante para um bom planejamento de viagem.

É que é muito difícil e complicado ter a mala ideal para colocar sua bagagem, pois cada viagem demanda um modelo ou tamanho de mala diferente. Assim, em vez de gastar tempo, dinheiro e espaço para guardar e manter diversas malas diferentes, você economiza pagando o aluguel das malas ideais apenas para o período em que você pretende usá-las.

Com o aluguel de malas para a viagem você sempre viaja com malas novas e ideais para a sua bagagem e não corre o risco de ter suas malas danificadas no aeroporto

Se você se interessou ou ficou curioso, conheça como funciona o serviço!

QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS NO PLANEJAMENTO DE VIAGEM INTERNACIONAL?

Se você pretende realizar uma viagem internacional deve ficar atento ao passaporte com validade mínima de 06 meses e à necessidade de visto ou outras exigências legais para permanência no país de destino.

Em uma viagem internacional o Seguro Viagem é um item obrigatório para evitar problemas jurídicos ou financeiros. Também é muito importante ter um cartão de crédito internacional para as despesas.

Por fim, é muito importante levantar as informações da alfândega para a ida e a volta para que você saiba muito bem o que pode levar e o que poderá trazer do país de destino! Lembre-se também de verificar a necessidade de tomar alguma vacina obrigatória para o destino!

PARA A VIAGEM INTERNACIONAL É MELHOR LEVAR DINHEIRO OU CARTÃO?

Para uma viagem internacional o mais barato é levar dinheiro, pois os tributos são menores. Mas é o procedimento evidentemente mais arriscado!

Por esse motivo, o mais recomendado é levar um pouco de dinheiro para despesas menores como transporte e gorjetas. Daí você poderá levar também um cartão de crédito pré pago e um cartão de crédito internacional.

O cartão de crédito pré pago tem a vantagem da recarga rápida e online. Com ele você não vai passar apuros! Fique atento porque alguns cartões de crédito internacionais comuns também podem ser usados como cartão de crédito pré pago, habilitando a função de recarga.

A vantagem de ter mais de um cartão é não ficar desprevenido com imprevistos que podem ocorrer em uma viagem internacional!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM – PESQUISE SEU PRÓXIMO DESTINO!

Seguindo as nossas dicas de evitar a alta temporada, procurar serviços de empresas legalizadas e confiáveis, fazer boas pesquisas de passagens aéreas e acomodações para economizar e não esquecer do seguro viagem, você vai conseguir viajar sem problemas, combinando diversão e economia.

Fique atento aos seus direitos de consumidor e, se necessário, realize reclamações fundamentadas para os órgãos de defesa do consumidor e o Ministério do Turismo. Assim você se protege e ajuda outros consumidores a viajarem com qualidade e segurança!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM – ESCLAREÇA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS!

Nesta seção respondemos às principais dúvidas de nossos leitores. Acompanhe nossas principais dicas de planejamento e direitos!

1) Como realizar o planejamento de viagem online?


Para você que gosta de pesquisar e contratar pela internet, tomando suas próprias decisões sobre a sua viagem, sugerimos as seguintes ferramentas de pesquisa que vão ajudá-lo a pesquisar e encontrar os melhores preços, realizando o planejamento de viagem online:

1) Passagens aéreas promocionais: Com essa ferramenta online de pesquisa você encontrará as melhores promoções em passagens aéreas, realizando a viagem dos sonhos com economia!

2) Seguro-viagem: Encontre o seguro viagem com melhor custo benefício para viagens nacionais e internacionais!

3) Hotéis: Encontre o quarto ou a hospedagem ideal para a sua viagem e o seu perfil de viajante, com o melhor custo benefício.

4) Chip Internacional: Precisa viajar conectado com telefonia e internet? Pesquise e encontre o chip internacional ideal para a sua viagem!

5) Mobilidade: Precisa de mobilidade no seu destino? Encontre as melhores soluções e escolha com economia!

6) Locação de malas: Realize o planejamento de sua bagagem e suas malas, com consciência e economia!

7) Turismo de Aventura e Sustentável: Encontre expedições de turismo de aventura e muito contato com a natureza!

2) Por que contratar um seguro viagem para viajar pelo Brasil?


O seguro viagem é muito importante em viagens pelo Brasil porque grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual. E, mesmo os planos que possuem abrangência nacional, podem oferecer serviços mais concentrados em uma determinada região. Assim o seguro viagem acaba sendo importante porque oferece cobertura por todo território nacional. Além dos cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como extravio de bagagens em casos de roubo, furto e destruição total da bagagem,
acompanhamento de menores (caso necessite ficar internado no local que está, e um menor de idade precise voltar, ele não estará desacompanhado), orientação, em caso de perda ou roubo de documentos, honorários advocatícios e fiança. O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância da residência do contratante.

3) Quais os cuidados ao contratar um seguro viagem se você vai praticar esportes?


Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro viagem oferece. É importante realizar uma comparação detalhada ao escolher o seguro viagem, ideal para a prática de esportes. Nem todos os planos possuem cobertura em caso de acidente durante o esporte, e alguns planos possuem limites baixos de cobertura para este tipo de evento. Ao realizar a comparação, procure os planos que tenham a palavra “ESPORTE” e dê preferência àqueles que possuem uma cobertura mais ampla. Também fique atento aos tipos de esportes que estão cobertos no plano que você está analisando, já que nem sempre todos os esportes estão cobertos. Por exemplo, a maioria das artes marciais e lutas não estão incluídas em nenhuma opção de seguro viagem.


4) Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?


A diferença entre seguro viagem e assistência de viagem é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não paga nada. Ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, e o que faz com que você pague ou não dependerá do hospital que você for. Se você for em um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Se você quiser ir em algum hospital de sua preferência, você deverá pagar e depois será reembolsado pela seguradora. Lembrando que se o valor da sua apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital – mesmo conveniado, onde você não paga nada – for de 31 mil dólares, você terá que pagar a diferença 1 mil dólares. Isso é um dos motivos de prestar bastante a atenção em sua cobertura na hora da contratação do seguro viagem. Essa opção de assistência viagem e seguro viagem somente é válida em casos de escolha de hospital. Em caso de assistência farmacêutica, por exemplo, você paga para depois ser reembolsado.