DILIGÊNCIAS PREVENTIVAS – COMO COMPRAR BEM?

São poucos os consumidores que se preocupam com as diligências preventivas antes de comprar ou contratar um serviço. Contudo, conhecer os custos antecipadamente ou prever as despesas é uma boa técnica para evitar compras por impulso e novos problemas. Afinal, grandes diferenças de preço podem ser irrisórias se o produto que comprou ou serviço que contratou der problemas de qualidade ou ocorrer a inadimplência do fornecedor! Quais as despesas envolvidas para defender seus direitos de consumidor? Quais as diligências preventivas para comprar com qualidade e evitar problemas com produtos e serviços? Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Compras e Diligências Preventivas
Compras e Diligências Preventivas

DESPESAS CONTRATUAIS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA – O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR QUALQUER PRODUTO?

Segundo a legislação brasileira (Código de Defesa do Consumidor) todo produto possui o prazo de garantia legal e obrigatório de 30 (trinta) dias para produtos não duráveis ou perecíveis e de 90 (noventa) dias para produtos duráveis. Além desses prazos, algumas empresas prometem prazos de garantia maiores, como a garantia contratual de 01 (um) ano, 03 (três) anos e até 05 (cinco) anos para alguns bens. Há também a garantia estendida que na realidade é um seguro vendido pelo lojista com prazos de garantia adicionais.

Mas antes de sair comprando, pergunte-se:

  1. Qual a reputação do fabricante desse produto?
  2. Este produto que estou comprando é original ou uma cópia falsificada?
  3. Há assistência técnica para este produto na região onde moro?
  4. A assistência técnica é de qualidade?
  5. Qual a reputação da loja que está vendendo o produto?
  6. O produto é realmente vendido por essa loja ou é de um lojista parceiro?
  7. Com esse produto corro o risco de um acidente?
  8. Se eu tiver um problema com esse produto quais serão os custos envolvidos (tempo e dinheiro) para resolver meu problema?
  9. Após o prazo de garantia haverá peças de reposição disponíveis para este produto?

Responder estas questões é fundamental para entender a dinâmica de preços, escolher marcas e lojas confiáveis e evitar problemas de consumo que podem lhe dar grande dor de cabeça.

DILIGÊNCIAS PREVENTIVAS – QUAL A REPUTAÇÃO DO VENDEDOR?

Se você quer comprar um produto ou contratar um serviço é natural exigirem seus dados pessoais e realizarem uma busca na sua vida: Qual sua reputação? Está com nome sujo? Costuma pagar suas contas em dia? Mas o consumidor, infelizmente, não tem o hábito de fazer o mesmo com o vendedor, tanto pessoa física como pessoa jurídica! Não quer ter despesas com diligências preventivas!

Por esse motivo, em sites de reclamação de consumidores multiplicam-se as queixas de inadimplência com produtos não entregues, assistência técnica inexistente, clientes que pagaram boletos falsos, além de outras tantas situações que poderiam ter sido evitadas com diligências preventivas. A análise de solvência e da reputação do vendedor são essenciais se você quer efetuar uma boa compra!

DILIGÊNCIAS PREVENTIVAS E DESPESAS CONTRATUAIS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ENTRAR COM UM PROCESSO?

Temos em nosso site o seguinte post: “Direitos do Consumidor – Um passo a passo para resolver problemas!” Este artigo tem sido muito útil para clientes que almejam resolver problemas de direitos do consumidor sem precisar de um advogado. Contudo, a solução do problema requer um empenho do consumidor, muita paciência e conhecimento de direitos para não ser enganado!

Em algumas situações a atuação de um advogado de confiança será indispensável para resolver o problema! Nestas situações é de crucial importância que o consumidor entenda que custos serão inevitáveis!

Quais são as despesas de um processo judicial? Um processo judicial geralmente possui as seguintes despesas: honorários de advogado, despesas com consultoria, despesas com diligências em órgãos públicos, custas, taxas judiciárias, emolumentos, honorários de peritos e profissionais auxiliares, além de outras despesas. Não é sem motivo que dependendo dos valores envolvidos alguns clientes optam por assumir o prejuízo e não defender seus direitos! Por esse motivo, recomendamos as diligências preventivas para efetuar uma boa compra com garantias que reduzam o risco de inadimplência do fornecedor!