ALUGUEL DE CARROS E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O aluguel de carros tem se consolidado como uma solução econômica para a mobilidade urbana. Alugar um automóvel ou adquirir um veículo por assinatura é uma alternativa viável e econômica. Afinal, custos com manutenção, seguro, documentos e licenças, além da própria depreciação do veículo, são bem superiores à locação ou à assinatura. Assim, aqueles que compreendem bem que ter um automóvel é um passivo, não um ativo, estão partindo para a locação do veículo ou a assinatura do automóvel, como uma ferramenta de mobilidade urbana. Mas quais os direitos do consumidor ao alugar um automóvel? Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Aluguel de Carros e Planejamento Financeiro
Aluguel de Carros e Planejamento Financeiro

ALUGUEL DE CARROS – COMO ECONOMIZAR?

Se você tem interesse em alugar um carro, para uso diário ou para uma viagem, quais as principais dicas para economizar?

Sugerimos inicialmente que você conheça bem as suas necessidades. Assim você economiza escolhendo o veículo mais adequado, mas sem esbanjar com acessórios desnecessários. Para a maioria das situações um modelo compacto é suficiente, não é verdade? Daí a locação não pesará tanto no seu bolso!

Outra dica é usar uma ferramenta de comparação de preços em diversas locadoras! Como você já deve ter percebido as locadoras trabalham com muitas promoções devido à concorrência. Com uma pesquisa cuidadosa e detalhada você encontrará preços melhores ou vantagens que farão toda a diferença na sua viagem ou no seu dia-a-dia!

Uma terceira dica é tomar cuidado com agências nos aeroportos. Geralmente, alugar ou devolver o carro em aeroporto é mais caro! Mas não é uma regra! Você poderá encontrar boas promoções em agências em aeroportos. De qualquer forma, não custa fazer uma comparação de preços. Mas para que o aluguel do veículo em uma agência distante realmente compense você precisará calcular também os custos de deslocamento para retirar o veículo.

Por fim procure entender as regras quanto ao abastecimento do automóvel. As locadoras geralmente exigem que o veículo deverá ser entregue totalmente abastecido! Reabastecer na locadora poderá custar mais caro por litro de combustível! Assim, preste atenção às “pegadinhas” como contratar o tanque de combustível para não precisar devolver o veículo abastecido. Geralmente não compensa! Lembre-se que no exterior, em muitos países, o combustível tende a ser mais barato que no Brasil!

LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS – QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS?

É muito importante ler todo o contrato de locação com calma e atenção para que você entenda bem o que está contratando e não tenha surpresas! Uma dica, em viagens internacionais, é verificar se há cópia disponível em português. Na dúvida, se tiver dificuldade com o idioma local, peça ajuda para entender o que está assinando!

Preste atenção à descrição do veículo, seu estado de conservação, o preço, a quilometragem, o seguro, as regras a cumprir e as penalidades! Tome muito cuidado com seus documentos pessoais, prestando atenção ao que será necessário para a conclusão da locação, principalmente nas viagens internacionais. Geralmente, além das licenças para dirigir são também exigidos passaporte e cartão de crédito!

Fique atento com infrações de trânsito. Se você cometer algum deslize ou acidente com o veículo, você não somente será responsabilizado, mas terá que pagar multas à locadora. Por esse motivo é muito importante contratar na locadora um seguro com cobertura total, incluindo terceiros! Assim, dirigindo com cautela e contratando o seguro, você fica mais protegido e evita uma grande dor de cabeça!