COMO EVITAR PROBLEMAS NAS COMPRAS DIGITAIS?

As compras digitais nas lojas virtuais ou aplicativos são uma excelente ferramenta para economizar. Mas é essencial ter cautela com empresas que não respeitam os direitos do consumidor. Afinal, são cada vez mais comuns as reclamações e as queixas com compras online. Para ajudá-lo elaboramos este post. Quais as principais recomendações para evitar problemas? Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Compras Digitais e Direitos do Consumidor
Compras Digitais e Direitos do Consumidor

COMPRAS DIGITAIS – QUAIS AS PRINCIPAIS QUEIXAS DO CONSUMIDOR?

As principais queixas do consumidor nas compras online são o inadimplemento da loja, com atraso na entrega ou não entrega do produto comprado, além das cobranças indevidas, golpes e fraudes virtuais. Há consumidores que por descuido ou distração acabam comprando de sites ou perfis falsos e ficam no prejuízo. Por isso é muito importante que o consumidor conheça seus direitos agindo preventivamente para evitar problemas.

QUAIS OS CUIDADOS PARA EVITAR PROBLEMAS NO E-COMMERCE?

Para evitar problemas ao comprar ou contratar serviços pela internet é essencial que o consumidor conheça com quem está negociando. Neste caso poderá buscar referências ou recomendações confiáveis. Sempre prefira uma loja confiável em vez do menor preço.

Fique esperto porque o prejuízo pode ficar bem maior do que o valor da compra em si. Afinal, um site ou perfil falso não vai entregar o produto e ainda vai usar seus dados pessoais para novas fraudes com elevado prejuízo.

Por esse motivo, antes de comprar, preste muita atenção e preocupe-se, além do valor da compra, com a segurança digital e a confidencialidade dos seus dados pessoais.

COMO SABER SE UMA LOJA É CONFIÁVEL?

Para saber se uma loja é confiável é essencial fazer uma pesquisa para verificar se a empresa possui queixas e reclamações e se você está negociando com uma empresa que respeita os direitos do consumidor.

Saiba que o Procon possui uma lista de sites não confiáveis que são sites que deverão ser evitados porque tiveram reclamações de consumidores, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. Há também o selo do Procon “Empresa Verificada” que são empresas cadastradas no órgão de defesa do consumidor com certificado digital. Também antes de comprar você poderá consultar se a empresa participa do cadastro consumidor.gov.br e assim investe no respeito e na solução de problemas de Direitos do Consumidor.

QUAIS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR QUE COMPRA PELA INTERNET?

O principal direito do consumidor que compra pela internet é a garantia total de sete dias. Este direito, chamado na legislação de direito de arrependimento, é a faculdade do consumidor desistir da compra, devolver o que comprou e pegar o dinheiro de volta sem precisar explicar o motivo da desistência. Neste caso o consumidor deverá ficar atento ao prazo, sendo que a reclamação deverá ser realizada em até sete dias após a data de entrega do produto no endereço indicado no momento da compra.

No ambiente digital o consumidor também possui o direito de segurança digital e o direito de intimidade com proteção dos seus dados privados. O consumidor tem o direito de comprar de um ambiente seguro, sem riscos de golpes ou fraudes virtuais, e o direito de que seus dados pessoais não sejam usados indevidamente ou de que haja um incidente de vazamento de dados privados, com prejuízos à sua pessoa.

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