GESTÃO DO ESTOQUE – COMO DEIXAR SUA EMPRESA MAIS EFICIENTE?

Entre os desafios do empreendedorismo e profissionalização do seu negócio está a gestão do estoque. O estoque é um dos ativos mais valiosos. Afinal, sem os insumos e as mercadorias que atenderão os seus clientes o seu negócio não existe! A má gestão do estoque pode comprometer a sua empresa definitivamente! Por esse motivo ele merece sua atenção especial! Neste post esclarecemos: o que você precisa saber para gerir o seu estoque e deixar sua empresa mais eficiente? Acompanhe nossas dicas de direitos e gestão empresarial!

Gestão do Estoque e Planejamento Estratégico
Gestão do Estoque e Planejamento Estratégico

GESTÃO DO ESTOQUE – QUAL DEVER SER A INTENSIDADE E A REGULARIDADE DAS COMPRAS NA SUA EMPRESA?

Uma das principais dúvidas do empreendedor é a respeito do tamanho do seu estoque! “Devo comprar maior quantidade e menor variedade, ou maior variedade e menor quantidade?” Para essa dúvida não existe resposta pronta, por se tratar de uma decisão estratégica. Quanto maior o estoque, maior o capital de giro necessário para a manutenção da sua empresa! Por esse motivo, um estoque otimizado pode fazer toda a diferença. Lembre-se ainda que seu estoque está sujeito a riscos de deterioração, roubo, danos, obsolescência, além de outros. Assim um estoque maior representa maiores riscos para o seu negócio!

Do outro lado há os hábitos dos seus clientes e da concorrência que podem impactar o seu negócio. Quando uma pequena empresa precisa competir com empresas maiores e possui pouco capital, trabalhar com variedade pode ser uma boa estratégia. Por outro lado, empresas especializadas que trabalham com poucos itens específicos e focam em ganhos de escala, a opção pela quantidade pode ser um importante diferencial! Assim a decisão a respeito do tamanho do seu estoque acaba sendo difícil e merece ser bem pensada. Em qualquer caso, uma gestão correta do estoque usando uma ferramenta online poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio.

GESTÃO FINANCEIRA – COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES?

Para a gestão estratégica é essencial um bom relacionamento com fornecedores. Toda empresa precisa ter seus fornecedores cadastrados com preferência para os fornecedores de confiança que não lhe deixarão desamparado. Atente-se aos seguintes aspectos na seleção de seus fornecedores: 1) tradição; 2) qualidade; 3) pontualidade na entrega; 4) condições de pagamento e 5) preço.

Se você é insignificante para os seus fornecedores e não possui voz ativa, talvez seja o momento de trocar de fornecedores buscando aqueles que valorizam o seu negócio e o encaram como um bom cliente. É porque sem estoque você não vende e sem vender sua empresa não sobrevive!

Em contrapartida, um bom relacionamento com seus fornecedores pode lhe render formas de pagamento mais confortáveis com um aumento no prazo de pagamento. Ou um bom desconto à vista, com reflexos diretos na gestão financeira. Assim você consegue realizar um bom planejamento do capital de giro! Fique atento e dedique atenção à gestão do estoque e ao bom relacionamento com fornecedores!