JORNADA DE TRABALHO – COMO GERIR FUNCIONÁRIOS CORRETAMENTE?

Você gostaria de administrar a jornada de trabalho dos seus funcionários de maneira mais assertiva? Gostaria de resguardar sua empresa de multas e reduzir passivos trabalhistas? Com as mudanças do método de trabalho e o trabalho remoto muitas empresas têm encontrado dificuldades para gerir equipes. Para ajudá-lo elaboramos este post com dicas para controle e documentação da jornada de trabalho dos seus colaboradores! Acompanhe nossas dicas de gestão empresarial!

Jornada de Trabalho Online e Offline
Jornada de Trabalho Online e Offline

CARTÃO DE PONTO – POR QUE IMPLEMENTAR NO SEU NEGÓCIO?

Se sua empresa possui 20 funcionários ou mais o registro do cartão de ponto é um item obrigatório para a gestão para não ter problemas com a fiscalização. É o que consta no artigo 74 da CLT. Contudo, mesmo para as empresas pequenas com poucos funcionários gerir corretamente a jornada de trabalho é muito importante para evitar fraudes ou passivos trabalhistas. Afinal, ter total controle das horas trabalhadas por seus funcionários facilitará a prova em litígios judiciais e proporcionará uma gestão mais eficiente dos funcionários.

O QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR PARA O CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS?

Para que seu controle espelhe a realidade e seja imune às fraudes é muito importante um sistema de cartão de ponto capaz de monitorar a jornada dos trabalhadores em trânsito ou em home office. Neste caso tome muito cuidado com máquinas ou equipamentos que demandam alta infraestrutura e possuem muita instabilidade! Se seus funcionários precisam obrigatoriamente ir todos os dias na empresa para registrar o ponto você poderá ter sérios problemas com trabalhadores remotos ou que viajam, resultando em pontos batidos em dias e horários errados ou até mesmo fraude ao registrar o ponto. Por esse motivo implementar um aplicativo em nuvem com controle assertivo da jornada de trabalho tornará sua gestão mais eficiente!

É essencial investir num aplicativo em nuvem simples e com boa usabilidade. Assim seus funcionários não terão dificuldades em registrar o ponto corretamente. Também um registro fotográfico, de localização e que funcione com segurança e criptografia tanto online como offline evitará fraudes e problemas jurídicos. Do lado do empresário o acompanhamento em tempo real e o fechamento completo da folha de ponto são muito importantes para a gestão empresarial e estar em dia com as obrigações fiscais!