MODELOS DE CONTRATOS – QUAIS OS PRINCIPAIS RISCOS JURÍDICOS?

Com as facilidades digitais é fácil encontrar modelos de contratos prontos, gratuitos ou pagos. Assim o empreendedor ou consumidor acredita que é possível elaborar seus próprios contratos sem nenhum custo nem risco jurídico. É assim mesmo? É possível economizar e reduzir os custos do seu negócio com modelos de contratos? Para ajudá-lo e orientá-lo elaboramos este post! Entenda os principais riscos jurídicos de modelos de contratos prontos! Acompanhe nossas dicas de direitos, consumo consciente e gestão empresarial!

Modelos de Contratos - Consultoria
Modelos de Contratos – Consultoria

MODELOS DE CONTRATOS – A LINGUAGEM JURÍDICA NÃO É MERO CAPRICHO!

O principal risco de usar modelos para fazer seus próprios contratos, sem precisar de um advogado, é não compreender a real extensão dos termos jurídicos e técnicos.

O contrato não é apenas uma formalidade! Cada cláusula e cada palavra contém um significado jurídico no contexto da legislação, da ciência jurídica ou dos costumes. Assim, uma expressão mal-empregada pode ter um efeito contrário, gerando justamente o prejuízo que se pretendia evitar!

Tão importante quanto o contrato é a análise jurídica do negócio, a ser realizada por um advogado, definindo o contrato, as cláusulas e as ferramentas que serão usadas para atingir os objetivos que pretendem as partes!

CLÁUSULAS CONFUSAS E CONTRÁRIAS À LEGISLAÇÃO PODEM TRAZER GRAVE PREJUÍZO!

Assim como usar medicamentos sem receita médica pode trazer grave prejuízo à saúde, um contrato incompleto, confuso, com cláusulas contrárias à legislação, pode prejudicar seu negócio ou sua empresa.

Um contrato mal feito, que não segue a técnica jurídica, pode se tornar uma situação pior do que não ter nenhum contrato! Por exemplo, um contrato de prestação de serviços pode se tornar um contrato de trabalho, dependendo do seu contexto ou das suas cláusulas, trazendo um prejuízo para sua empresa como passivos trabalhistas ou passivos tributários. Fique atento!

MODELOS DE CONTRATOS PODEM NÃO DAR A GARANTIA JURÍDICA NECESSÁRIA!

O principal objetivo do contrato é fornecer segurança jurídica, evitando ou prevenindo disputas e tornando os procedimentos de cobrança mais ágeis! Por esse motivo, a análise do negócio e a orientação de um advogado habilitado, poderá fornecer melhores garantias à sua empresa ou ao seu negócio, tanto evitando problemas como dando segurança e agilidade às cobranças, em eventual inadimplemento!

Leia também
CONTRATOS – PRECISO REALMENTE DE UM ADVOGADO?

Você está procurando modelos de contratos prontos? Hoje, com as facilidades digitais, é fácil encontrar na internet modelos prontos de Read more

SEGURO DE VIDA – COMO MELHORAR SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO?

O seguro de vida não é um investimento, mas um contrato que dá proteção social básica para o segurado e Read more

ATRAÇÕES RADICAIS – QUAIS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR?

Quais os direitos do consumidor que decide participar de atrações radicais? Em parques de diversões, resorts, clubes, trilhas, passeios guiados Read more

APOSENTADORIA – COMO CONSEGUIR RENDA E REALIZAR SEUS SONHOS?

A tão sonhada aposentadoria é o resultado de planejamento financeiro com estratégias de renda, além de foco e esforço para Read more