GESTÃO DE ALIMENTOS – COMO REDUZIR PERDAS NO SEU NEGÓCIO?

A gestão de alimentos acaba sendo um desafio para aqueles que decidem empreender no ramo de alimentação! Restaurantes, hamburguerias, pizzarias e outros negócios de alimentação trabalham com matérias-primas perecíveis. Assim, gerir corretamente o estoque evitando perdas exige um esforço constante! Para ajudá-lo elaboramos este post: Como realizar a gestão de alimentos e reduzir perdas no seu negócio? Separamos dicas simples que podem fazer toda a diferença para aumentar sua margem de lucro! Acompanhe nossas dicas de empreendedorismo e gestão empresarial!

Gestão de Alimentos
Gestão de Alimentos

GESTÃO DE ALIMENTOS – APRENDA A COMPRAR CORRETAMENTE!

Toda dona de casa sabe que um produto de melhor qualidade tem maior durabilidade, mesmo sendo perecível. Por esse motivo, comprar corretamente é a primeira dica de gestão para você aumentar os lucros do seu negócio e reduzir perdas. Implemente no seu restaurante ou na sua loja um bom cadastro de fornecedores dando prioridade aos que não dão problemas! Compre de fornecedores que entregam com rapidez e que garantem a qualidade dos produtos!

Também dando atenção a uma boa gestão do estoque você evita adquirir uma quantidade superior ao consumo do estabelecimento! Lembre-se que o estoque impacta diretamente no capital de giro, com reflexos nas finanças do seu estabelecimento. Portanto, fique atento à gestão financeira!

Por fim, com um controle preciso da validade dos alimentos você conseguirá realizar promoções e queimas de estoque evitando prejuízos!

REDUZA PERDAS COM UMA BOA GESTÃO DE PROCESSOS!

Organizar o trabalho dos seus colaboradores é uma ferramenta para reduzir custos e potencializar a qualidade dos seus produtos. Assim estabelecer regras claras, protocolos sanitários e a padronização das atividades é essencial principalmente na gestão de alimentos!

Como os alimentos se decompõem e apodrecem facilmente é preciso estabelecer uma rotina para checar a qualidade do estoque e separar os produtos inadequados dos demais que estão sadios. Assim você consegue minimizar o impacto de condições inapropriadas que podem corromper todo o seu estoque e causar um grande prejuízo financeiro! Insistindo ainda nas regras e protocolos na manipulação dos alimentos e na higiene dos colaboradores você conseguirá preservar o seu estoque e oferecer um produto de melhor qualidade aos seus clientes!

Faça investimentos também na climatização do ambiente! Um ambiente arejado e mais agradável mantém os alimentos hidratados por muito mais tempo. Este investimento inicial será recompensado com a melhor aparência e qualidade dos seus produtos. Assim seu negócio se tornará uma referência, faturando cada vez mais com novas recomendações de clientes!

GESTÃO DE ALIMENTOS – REUTILIZE AS PERDAS CORRETAMENTE!

Negócios de alimentação produzem muito lixo orgânico e inorgânico! Afinal há perdas inevitáveis com verduras, frutas, legumes além de outros perecíveis! Contudo, todo esse lixo pode ser bem aproveitado por outras empresas, empreendedores ou produtores que trabalham com reciclagem, criação de animais, adubos, além de outros negócios. Assim estabelecer boas parcerias pode ser uma dica excelente para transformar as perdas num ativo, reduzindo seu prejuízo ou aumentando sua margem de lucro!