RENDA PASSIVA, CARTEIRAS ADMINISTRADAS E PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA

A renda passiva é uma ferramenta para compor estratégias de planejamento da aposentadoria e independência financeira. Consiste em adquirir ativos que remuneram o investidor na forma de juros, aluguéis, dividendos, distribuição de lucros, além de outras formas de remuneração, formando uma carteira previdenciária. Mas onde encontrar ativos geradores de renda? Para ajudá-lo elaboramos este post! Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Renda Passiva e Planejamento de Aposentadoria
Renda Passiva e Planejamento de Aposentadoria

RENDA PASSIVA E PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA

Os ativos que geram renda são muito importantes para o planejamento da fonte complementar de recursos financeiros para a aposentadoria ou para seu projeto de independência financeira.

Neste caso, o investidor poderá se planejar e investir em ativos mobiliários e ativos imobiliários.

Os ativos mobiliários são ativos financeiros regulamentados pelo Sistema Financeiro Nacional. Podem ser ativos financeiros na forma de títulos de dívida emitidos pelo Governo Federal e por instituições financeiras do setor privado. Os títulos públicos e privados são corrigidos pela variação de um índice de correção monetária, como por exemplo, o IPCA, acrescido do pagamento de juros semestrais. Assim, nos ativos financeiros, o investidor é em regra remunerado com juros. Há também os valores mobiliários em ações, fundos imobiliários, debêntures e demais valores mobiliários, que remuneram o seu titular com o pagamento de dividendos.

Os ativos imobiliários, por sua vez, são os imóveis. O investimento imobiliário acaba sendo uma alternativa relevante e válida em termos de diversificação. Neste mercado o investidor poderá ter um bom ganho com a geração de renda pela locação (aluguéis) ou com ganho de capital, comprando imóveis com bom potencial de valorização para ganho na venda futura.

Os ativos financeiros e valores mobiliários como títulos públicos, títulos privados, ações, debêntures, etc., podem ser encontrados em bancos e corretoras de valores. Os ativos imobiliários, por sua vez, na forma de propriedade ou posse de imóveis podem ser negociados diretamente com seus proprietários em qualquer localidade. Mas fique atento porque ativos geradores de renda na forma de empresas ou ideias lucrativas também podem ser criadas do zero valendo-se do empreendedorismo. Assim, o empreendedorismo pode ser um caminho com pouco investimento inicial para idealizar um negócio para gerar renda passiva mensal.

COMO AS CARTEIRAS ADMINISTRADAS PODEM AJUDAR A PLANEJAR O SEU FUTURO FINANCEIRO?

Você sabia que existe uma forma de investir o seu dinheiro sem precisar se preocupar com as decisões de compra e venda dos ativos? São as carteiras administradas, em que você delega a gestão dos seus investimentos para um profissional qualificado, que vai buscar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil e o seu objetivo. Uma das vantagens da carteira administrada é que ela pode ser personalizada para o seu projeto de aposentadoria, levando em conta o seu prazo, o seu risco e a sua renda desejada. Assim, você pode ter mais tranquilidade e segurança para o seu futuro.

Quer saber mais sobre como funciona a carteira administrada e como ela pode te ajudar a se aposentar com qualidade de vida? Existem diferentes tipos de carteiras administradas, dependendo dos ativos que compõem o portfólio e do perfil do investidor. De forma geral, podemos classificar as carteiras administradas em três categorias:

Carteiras de renda fixa: são aquelas que investem em títulos públicos ou privados que pagam juros ou dividendos. O objetivo é obter uma rentabilidade previsível e estável, com baixo risco.

Carteiras de renda variável: são aquelas que investem em ações, fundos imobiliários, commodities, moedas ou outros ativos que podem variar de preço no mercado. O objetivo é obter uma rentabilidade superior à média, com maior risco e volatilidade.

Carteiras mistas: são aquelas que combinam ativos de renda fixa e renda variável, buscando equilibrar o risco e o retorno. O percentual de alocação em cada classe de ativos depende do perfil e do objetivo do investidor.

COMO MONTAR UMA CARTEIRA ADMINISTRADA DE RENDA PASSIVA?

Saiba que é possível montar uma carteira administrada de renda passiva, que busca gerar rendimentos regulares e consistentes para o investidor, sem depender da sua participação ativa. Para isso, ela investe em ativos que pagam juros, dividendos, aluguéis ou outros tipos de proventos.

Uma carteira administrada de renda passiva pode ser uma opção interessante para quem busca complementar sua renda, planejar sua aposentadoria ou viver de rendimentos no futuro. No entanto, é preciso considerar alguns fatores, como o perfil do investidor, o prazo, o risco, a liquidez e a tributação dos ativos escolhidos.

Para montar uma carteira administrada de renda passiva, o investidor deve contratar um gestor profissional qualificado e autorizado pela CVM, que vai definir a melhor estratégia de acordo com os objetivos e as necessidades do cliente. O gestor será responsável por selecionar, comprar, vender e acompanhar os ativos que compõem a carteira, buscando maximizar a rentabilidade e minimizar os custos.

Alguns exemplos de ativos que podem compor uma carteira administrada de renda passiva são:

  • Títulos públicos ou privados de renda fixa, que pagam juros prefixados ou pós-fixados;
  • Ações de empresas que distribuem dividendos ou juros sobre capital próprio aos acionistas;
  • Fundos imobiliários, que pagam aluguéis mensais aos cotistas;
  • Fundos de investimento em direitos creditórios, que pagam juros provenientes de recebíveis;
  • Fundos de infraestrutura, que pagam juros provenientes de projetos de energia, saneamento, transporte, etc.
  • Para montar uma carteira administrada de renda passiva, o investidor deve contratar um gestor profissional qualificado e autorizado pela CVM, que vai definir a melhor estratégia de acordo com os objetivos e as necessidades do cliente. O gestor será responsável por selecionar, comprar, vender e acompanhar os ativos que compõem a carteira, buscando maximizar a rentabilidade e minimizar os custos.

Se você quiser saber mais sobre como funcionam as carteiras administradas e como elas podem te ajudar a gerar renda passiva, entre em contato conosco!

Rolar para cima