COMO ECONOMIZAR NO PLANO DE SAÚDE SEM PREJUDICAR SEUS DIREITOS?

Economizar no plano de saúde deve ser uma estratégia de planejamento financeiro para todas as famílias. Afinal, a saúde é uma das despesas que mais pesam no bolso das famílias e os planos de saúde são líderes de reclamação pelo desrespeito aos direitos do consumidor. Assim, para ajudá-lo elaboramos este post. Como realizar um bom planejamento financeiro com o plano de saúde?  Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Como economizar no Plano de Saúde?
Como economizar no Plano de Saúde?

GESTÃO DE RISCOS E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O plano de saúde, assim como a reserva de emergência, integra a gestão de riscos e dá suporte em situações imprevistas garantindo o suporte financeiro ao tratamento de saúde adequado ao paciente.

O risco é a possibilidade real, embora incerta, de um evento negativo ocorrer, com impacto financeiro sobre o patrimônio de uma pessoa ou uma família. Assim, uma boa gestão de riscos é essencial porque a perda financeira substancial de um patrimônio que levou anos para acumular pode prejudicar seriamente a vida e o bem-estar de uma família.

Sem adotar medidas para minimizar os riscos e ampliar a segurança financeira, toda a riqueza construída com esforço, tempo e planejamento pode ser rapidamente prejudicada por eventos inesperados e inevitáveis. Neste contexto o plano de saúde acaba sendo uma despesa inevitável para um bom planejamento financeiro.

COMO ECONOMIZAR NO PLANO DE SAÚDE?

Para economizar no plano de saúde e assim reduzir custos é essencial que o consumidor compreenda bem as regras do plano de saúde familiar e do plano de saúde coletivo. Além de pesquisar um valor acessível que caiba no orçamento é importante buscar proteção também dos reajustes abusivos que podem prejudicar o orçamento familiar no longo prazo.

Fique atento porque os reajustes imprevisíveis nos planos de saúde normalmente são aplicados nas mensalidades dos planos coletivos. O preço inicial mais em conta esconde o reajuste abusivo no longo prazo. Assim, uma boa dica para economizar no plano de saúde é dar preferência aos planos familiares que embora em um primeiro momento aparentam ser mais caros acabam sendo mais vantajosos ao consumidor no longo prazo, pois seus reajustes são fiscalizados pela ANS – Agência Nacional de Saúde.

Outra dica para economizar no plano de saúde é aproveitar a portabilidade de carências. A portabilidade de carências é o direito do consumidor de mudar de plano de saúde sem a necessidade do cumprimento de novas carências. Assim o consumidor mantém a cobertura integral do seu plano de saúde. O direito facilita a vida do consumidor e é uma importante ferramenta de planejamento financeiro, pois poderá mudar de plano de saúde e de operadora buscando preços mais baixos e melhor qualidade sem perder os direitos adquiridos no plano anterior.