RENDA PASSIVA – COMO INVESTIR EM ATIVOS GERADORES DE RENDA?

A renda passiva insere-se nas estratégias de planejamento da aposentadoria e independência financeira. Consiste em adquirir ativos que remuneram seu proprietário na forma de juros, aluguéis, dividendos, distribuição de lucros, além de outras formas de remuneração. Muitos interessados neste tema perguntam-se: onde encontrar ativos geradores de renda? Para ajudá-lo elaboramos este post! Esclarecemos as principais dúvidas jurídicas. Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Renda Passiva e Ativos Geradores de Renda
Renda Passiva e Ativos Geradores de Renda

RENDA PASSIVA – QUAIS OS PRINCIPAIS ATIVOS GERADORES DE RENDA?

Os ativos que geram renda são muito importantes para o planejamento da fonte complementar de recursos financeiros para a aposentadoria. Juridicamente eles podem ser classificados em ativos mobiliários e ativos imobiliários.

Os ativos mobiliários são ativos financeiros regulamentados pelo Sistema Financeiro Nacional. Podem ser ativos financeiros na forma de títulos de dívida emitidos pelo Governo Federal e por instituições financeiras do setor privado. Os títulos públicos e privados são corrigidos pela variação de um índice de correção monetária, como por exemplo, o IPCA, acrescido do pagamento de juros semestrais. Assim, nos ativos financeiros, o investidor é em regra remunerado com juros. Há também os valores mobiliários em ações, fundos imobiliários, debêntures e demais valores mobiliários, que remuneram o seu titular com o pagamento de dividendos.

Os ativos imobiliários, por sua vez, são os imóveis. O investimento imobiliário acaba sendo uma alternativa relevante e válida em termos de diversificação. Neste mercado o investidor poderá ter um bom ganho com a geração de renda pela locação (aluguéis) ou com ganho de capital, comprando imóveis com bom potencial de valorização para ganho na venda futura.

ONDE ENCONTRAR E COMPRAR ATIVOS GERADORES DE RENDA?

Ativos geradores de renda podem ser encontrados e comprados em qualquer lugar, bastando apenas a habilidade financeira do interessado. Uma galinha que bota ovos pode ser um ativo gerador de renda. Um aplicativo, um blog, um invento industrial, um negócio ou uma empresa, também podem remunerar seu proprietário ou sócio nas mais diversas formas!

Os ativos financeiros e valores mobiliários conservadores, como títulos públicos, títulos privados, ações, debêntures, etc., podem ser encontrados em bancos e corretoras de valores. Os ativos imobiliários, por sua vez, na forma de propriedade ou posse de imóveis podem ser negociados diretamente com seus proprietários em qualquer localidade. Mas fique atento porque ativos geradores de renda na forma de empresas ou ideias lucrativas também podem ser criadas do zero valendo-se do empreendedorismo. Assim, o empreendedorismo pode ser um caminho com pouco investimento inicial para idealizar um negócio para gerar renda passiva mensal.