AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ECO-FRIENDLY E MODA CONSCIENTE

Sendo um dos grandes pontos de discussão dentro de sustentabilidade e do Direito Ambiental, o mercado da moda tem um lugar reservado nas principais rodas e reuniões sobre a preservação. Seja por conta do fast-fashion, os impactos ambientais no descarte, ou até mesmo pela mão de obra, a moda não tem conseguido se desenvolver com uma sociedade sustentável e consciente. Principalmente quando se trata da quantidade de descarte, desperdício e efeitos no planeta.

Nesse meio, acabaram surgindo dois temas que estão em alta, o “Eco-Friendly” e a “Moda Consciente”. São temas que andam lado a lado e tentam conscientizar as pessoas para que todos estejam alinhados com a sustentabilidade. Mas, você sabe quais são as principais diferenças entre esses temas? E quais são as principais mudanças que as empresas devem adotar para estarem inseridas na sustentabilidade? Vamos citar a seguir.

Eco-Friendly e Moda Sustentável
Eco-Friendly e Moda Sustentável

O QUE É ECO-FRIENDLY?

Eco-Friendly, em tradução livre, significa “amigável com o meio ambiente”. As marcas que têm esse selo se preocupam com o meio ambiente e com os recursos naturais. Nesse caso, as marcas utilizam produtos facilmente recicláveis, biodegradáveis e com matéria-prima orgânica, além de se preocuparem em adquirir diversos selos de qualidade e de realizar auditorias com empresas especializadas na área.

O QUE É MODA SUSTENTÁVEL?

A moda sustentável é um tema mais abrangente na sustentabilidade. Ela engloba discussões que vão além do produto em si, dos materiais e formas de descarte.  Essa vertente olha para todo o processo, pensando em forma de cadeia, o que inclui as condições de trabalho e o modo de produção. 

Assim, o Eco-Friendly está dentro da moda sustentável, porém, pensando muito mais no produto em si e não em toda cadeia de fabricação.

Nessa onda também está o slow-fashion, que diferente do fast-fashion, procura estender a vida útil da roupa para que ainda possa ser usada por anos. Com alguns tipos de práticas, como customização de roupas, idas ao brechó e upcycling com produtos usados, você consegue ajudar mais o meio ambiente.

UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Claro que tais práticas podem ser confundidas com Greenwashing. Então, para entender melhor sobre cada tema, existem diversos autores que podem ajudar no processo de conscientização. Mas, é sempre importante entender que a moda deve ser sustentável, não por uma questão cultural, mas por questão de escolha e preservação do futuro.

Não só com desastres ambientais, mas também com todo o desgaste do planeta, o desperdício de recursos naturais está cada vez mais acelerado, e as consequências têm sido devastadoras. Por isso, é importante procurar por empresas Eco-Friendly para disseminar cada vez mais a ideia da sustentabilidade.

Rolar para cima