A Educação Previdenciária é um complemento ou uma especialidade da Educação Financeira. É que a velhice, a invalidez e a doença trazem desafios específicos. Assim a formação de uma reserva financeira ou um patrimônio previdenciário deve ser uma meta para todo cidadão. Para ajudá-lo elaboramos este post. O que você precisa saber sobre planejamento previdenciário? Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!
O QUE É A EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA?
A Educação Previdenciária é o aprendizado sobre a formação do patrimônio previdenciário, como recurso garantidor que efetivamente dê suporte para a velhice, a invalidez e a doença, além do amparo aos dependentes. É que diferente dos sistemas públicos e obrigatórios que estão se tornando insustentáveis, o regime de previdência complementar adota o regime de capitalização. Assim, a Educação Previdenciária engloba o hábito da poupança, abdicando de recursos no presente para suprir necessidades futuras, e a compreensão da performance dos investimentos, para a aposentadoria.
POR QUE A PREVIDÊNCIA PRIVADA NÃO É UM LUXO?
A Previdência Pública possui como fonte de custeio o pacto geracional. Assim, os trabalhadores economicamente ativos contribuem para o custeio dos benefícios daqueles trabalhadores que aposentaram, ou estão inválidos. O problema é que o aumento da expectativa de vida e a diminuição da população economicamente ativa tornam o sistema público insustentável. Também a tecnologia disruptiva tem prejudicado as relações de emprego e migrado os trabalhadores para o empreendedorismo. Assim, a Previdência Privada é uma necessidade para garantir o sustento na velhice ou na invalidez.
POR QUE INVESTIR NO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
O Planejamento Previdenciário é a consultoria jurídica mais eficaz para compreender a situação atual previdenciária junto ao INSS ou qualquer outro regime de previdência. Fornece subsídios para decisões jurídicas (regularização previdenciária e trabalhista) e financeiras (contratação de seguros ou previdência complementar). Com uma visão detalhada da situação previdenciária é possível estabelecer uma estratégia para a formação de um patrimônio financeiro e previdenciário.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Pós Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Vivência jurídica profissional desde 1999 inicialmente no Ministério Público do Estado de São Paulo (direitos difusos e coletivos) e posteriormente no Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (ações trabalhistas). Advogado e consultor.