QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Qual a importância da educação financeira? Quer você seja um assalariado, um empreendedor ou um empresário, a educação financeira é essencial para o seu sucesso. Afinal, temos vontades infinitas e um salário ou uma remuneração que precisa e deve ser controlada para atender nossas necessidades. Assim, a educação financeira nos auxilia a planejar os gastos, organizar nossas contas e guardar dinheiro. O resultado é a maior qualidade de vida e menos dor de cabeça, com uma vida mais tranquila. Entenda como as finanças pessoais fazem sentido na sua vida! Acompanhe nossas dicas de planejamento e direitos!

Aprendizado da Educação Financeira
Aprendizado da Educação Financeira

O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

A educação financeira é um processo de aprendizado contínuo. Envolve compreender como o dinheiro funciona e quais os custos do dinheiro. Também abrange a habilidade de organizar as finanças, controlar o padrão de vida e planejar financeiramente o futuro. Assim, o conceito de planejamento financeiro e finanças pessoais permite melhorar a compreensão dos produtos e serviços financeiros, tomando decisões conscientes quanto ao uso do dinheiro. É possível ter controle do dinheiro e uma quantia guardada para lidar com situações imprevistas e realizar os sonhos.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Quando falta educação financeira o consumidor não consegue colocar um limite nos seus gastos, pois não tem controle de quanto ganha e quanto gasta. Assim, seu salário ou sua remuneração não é suficiente para pagar suas contas. Também, como não possui compreensão dos produtos e serviços financeiros e de como funcionam os juros, acaba aceitando negócios complexos que não compreende e não possui condições de pagar. O resultado são as dívidas. No limite extremo ocorre o superendividamento, com privações e prejuízos na qualidade de vida.

COMO APRENDER SOBE FINANÇAS PESSOAIS?

Como Organizar sua Vida Financeira. O autor escreve com o objetivo de ajudar o leitor a chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada aposentadoria, chamada de independência financeira. Aborda temas sobre como fazer a Declaração do Imposto de Renda, qual a melhor maneira de administrar as dívidas, como utilizar o crédito a seu favor, quando vale a pena fazer seguros e quais são os melhores investimentos para garantir a independência financeira.

Mais tempo, mais dinheiro. São dois autores que abordam conceitos de finanças pessoais e gestão de tempo, ajudando a estabelecer técnicas de organização pessoal e produtividade. Acaba sendo um livro bem trabalhado no modelo dois em um com temas essenciais em nossa vida.

Rolar para cima