ENDIVIDAMENTO EMPRESARIAL – UM EMPRÉSTIMO É A MELHOR SOLUÇÃO?

Quando há endividamento empresarial é comum buscar um empréstimo. Os gestores geralmente querem dar fôlego para o capital de giro do negócio. Mas antes de recorrer a um empréstimo é prudente dar ênfase à gestão financeira. Afinal, em alguns casos pode ser que o dinheiro que o negócio precisa já está na empresa! Quais aspectos da gestão financeira são importantes para evitar ou até mesmo sair de uma situação de endividamento empresarial? Quais os riscos de um empréstimo para sua empresa? Acompanhe nossas dicas de gestão financeira!

Endividamento Empresarial
Endividamento Empresarial

QUAIS AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS FINANCEIROS DO SEU NEGÓCIO?

A gestão financeira é essencial para evitar problemas e sair de uma situação de endividamento empresarial. Um controle do fluxo de caixa, dos estoques e uma mudança na política de compras são posturas simples que podem fazer toda a diferença quanto à saúde financeira do seu negócio. Alistamos as principais recomendações para buscar equilíbrio nas finanças da sua empresa!

  1. Otimize o seu estoque! Um estoque acima do necessário pode comprometer o fluxo de caixa da sua empresa com reflexos diretos nas finanças empresariais. Quanto maior o estoque, maior o capital de giro necessário para a manutenção da sua empresa. Por esse motivo uma mudança na política de compras ou realizar liquidações para reduzir o estoque e ter dinheiro em caixa são estratégias interessantes para equilibrar o fluxo de caixa do negócio.
  2. Reduza a inadimplência! Volumes elevados de inadimplência podem comprometer a sua empresa e sangrar os recursos necessários para equilibrar as finanças. Assim, implementar uma política clara de crédito e cobrança, com regras adequadas na concessão de crédito aos clientes é uma boa estratégia para equilibrar as finanças e evitar o endividamento empresarial.
  3. Aumente as suas vendas e o seu lucro! É muito importante que o empresário estabeleça uma política adequada de formação de preços, evitando prejuízos operacionais. Aumentar as vendas e a margem de lucro é essencial para o sucesso do seu negócio. Neste caso uma estratégia de marketing bem definida poderá aumentar a percepção de valor do cliente, com aumento das vendas e do lucro.
  4. Reduza o ciclo financeiro do seu negócio! O ciclo financeiro é a velocidade com que o dinheiro “roda” no caixa da sua empresa. Grandes estoques e a demora no recebimento das vendas com financiamento ao cliente tendem a “secar” o caixa prejudicando a saúde do seu negócio. Assim, estabelecer uma boa estratégia para reduzir o prazo de recebimento da sua empresa incentivando seu cliente a pagar à vista é uma boa estratégia para reduzir o endividamento empresarial!

ENDIVIDAMENTO EMPRESARIAL – COMO REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A EFICIÊNCIA?

A boa organização financeira traz vantagens competitivas ao seu negócio, aumentando a margem de lucro e contribuindo para o crescimento sustentável. Mas como reduzir custos empresariais sem prejudicar a qualidade do produto e do atendimento ao cliente? Selecionamos dicas fáceis de serem implementadas e que podem dar fôlego ao caixa da sua empresa!

  1. Faça um mapeamento de custos não estratégicos! Com um bom controle financeiro do fluxo de caixa e das despesas é possível mapear e identificar custos não estratégicos. O que são custos não estratégicos? São investimentos que não agregam valor e que não contribuem para os objetivos do seu negócio. Fique atento para não cortar despesas essenciais que podem diminuir a percepção de valor do cliente e causar uma derrocada no seu negócio!
  2. Invista num bom relacionamento com seus fornecedores! Para ter melhores condições de preço, pagamento e qualidade é essencial investir num bom relacionamento com seus fornecedores. Neste caso atente-se para a necessidade de ter diversos fornecedores cadastrados de qualidade com preferência para os fornecedores de confiança que não lhe deixarão desamparado!
  3. Invista na automação! Para o sucesso financeiro do seu negócio é muito importante compreender os processos empresariais implementando técnicas ou ferramentas que tornam sua empresa mais leve e fluida. Os processos e a automação são diferenciais competitivos que podem aumentar a margem de lucro e a produtividade, reduzindo rotinas manuais e, por consequência, diminuindo a quantidade de funcionários e colaboradores necessários!

QUAIS OS RISCOS DE UM EMPRÉSTIMO NUMA SITUAÇÃO DE ENDIVIDAMENTO EMPRESARIAL?

Numa situação de endividamento empresarial a tendência é que os custos de um empréstimo financeiro sejam maiores. Assim, sua empresa vai sofrer com juros e encargos elevados! Além disso, a tendência é que as instituições financeiras obriguem os sócios a se envolverem pessoalmente com o problema, dando garantias e comprometendo seu patrimônio pessoal.

Como consequência, há grande risco, no caso de quebra da empresa, de prejuízo ao patrimônio individual dos sócios e sua responsabilização pelas dívidas da empresa.

Por esse motivo, a consultoria jurídica preventiva é essencial para entender o que está contratando e quais os riscos do empréstimo para o patrimônio dos sócios. Fique atento e evite a confusão patrimonial investindo na gestão financeira!

Leia também
PREÇO BAIXO – POR QUE É UMA PÉSSIMA ESTRATÉGIA PARA O SEU NEGÓCIO?

Se você pretende ganhar mercado usando o preço baixo fique atento porque essa pode ser uma péssima estratégia para o Read more

FINANÇAS – COMO FAZER SUA EMPRESA CRESCER COM SAÚDE FINANCEIRA?

Infelizmente, muitos estabelecimentos acabam com portas fechadas justamente pela falta de acompanhamento das finanças de perto. É que para seu Read more

EMPREENDEDORISMO – O QUE É ESSENCIAL PARA O SEU NEGÓCIO SOBREVIVER?

Você que é empresário ou se aventura no empreendedorismo de um negócio sabe que a gestão empresarial não é uma Read more

GESTÃO DE ALIMENTOS – COMO REDUZIR PERDAS NO SEU NEGÓCIO?

A gestão de alimentos acaba sendo um desafio para aqueles que decidem empreender no ramo de alimentação! Restaurantes, lanchonetes, pizzarias Read more