PEDIDO DE APOSENTADORIA E PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Quais os erros no pedido de aposentadoria que podem prejudicar o seu direito? Como planejar-se e ter uma aposentadoria tranquila? Para ajudá-lo elaboramos este post com dicas de direito e planejamento previdenciário! Lembre-se que a aposentadoria tradicional do INSS demanda décadas de trabalho para ter direito ao benefício. Assim, em algumas situações o segurado não consegue correr atrás do prejuízo se não acompanhou suas contribuições e deixou tudo para última hora! Fique atento aos seus direitos!

Planejamento Previdenciário e Pedido de Aposentadoria
Planejamento Previdenciário e Pedido de Aposentadoria

PRECISO DE UM ADVOGADO PARA A APOSENTADORIA?

O pedido de aposentadoria no INSS pode ser realizado diretamente pelo próprio segurado, sem a necessidade de um advogado. Contudo, é muito importante o planejamento previdenciário para não ser prejudicado nos seus direitos e ter todos os documentos organizados, viabilizando o pedido de aposentadoria. Assim, é essencial que o segurado compreenda os benefícios que se aplicam no seu caso e qual o melhor benefício previdenciário levando em conta seu histórico profissional. Por esse motivo, alistamos as principais dicas que você precisa analisar antes de realizar um pedido de aposentadoria.

ENTENDA AS REGRAS ANTES DE FAZER UM PEDIDO DE APOSENTADORIA

A aposentadoria não é o único benefício para aqueles que pagam a previdência do INSS durante toda a sua vida. Há mais de uma modalidade de aposentadoria, além dos auxílios para doença, pensão por morte e outras modalidades de benefícios e auxílios. Por esse motivo é essencial compreender qual o melhor benefício para o seu caso e eventualmente para os seus dependentes.

Neste caso a consultoria previdenciária de planejamento de aposentadoria, valendo-se de um advogado especializado, pode fazer toda a diferença para simular e compreender qual o melhor benefício previdenciário no seu caso. Este cálculo ajuda o segurado a ter uma ideia da legislação e tomar decisões esclarecidas. É possível prever qual será a aposentadoria mais vantajosa e como aumentar o valor do salário na aposentadoria.

GUARDE COM CUIDADO SEUS DOCUMENTOS

Para o pedido de aposentadoria os seus documentos precisam estar legíveis e em bom estado. Por esse motivo guarde com cuidado seus documentos pessoais, principalmente sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. Documentos rasgados, sem fotos ou extraviados podem causar sérios problemas e prejudicar definitivamente o seu direito.

Também preste atenção se suas informações pessoais estão atualizadas junto ao INSS. Divergências nos dados pessoais ou nas informações das empresas em que você trabalhou podem atrasar o seu pedido e causar uma demora acentuada para receber sua aposentadoria.

OBSERVE QUAL O MOMENTO CERTO PARA FAZER O PEDIDO DE APOSENTADORIA

O momento certo para fazer o pedido de aposentadoria pode fazer toda a diferença no valor do seu benefício previdenciário. Há aqueles que se aposentam mais cedo e acabam prejudicados, pois recebem um benefício menor. Há aqueles que trabalham demais, ou seja, permanecem trabalhando enquanto já poderiam estar recebendo um benefício satisfatório. Assim, compreender bem as regras e o momento certo de se aposentar, através da consultoria previdenciária, pode ser um importante diferencial na sua qualidade de vida.

APOSENTADORIA – ONDE DAR ENTRADA?

Para dar entrada no pedido de aposentadoria você poderá usar os serviços digitais do INSS. Após o planejamento previdenciário com um advogado de confiança você poderá usar o site ou aplicativo Meu INSS para o pedido de aposentadoria. Se tiver algum receio de fazer o pedido diretamente um advogado poderá ser consultado para orientação jurídica, providenciar o pedido e fazer todo o acompanhamento do processo.